quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A importância da visão

A visão é o canal mais importante de relacionamento do indivíduo com o mundo exterior, ela capta registros próximos ou distantes e permite organizar, no nível cerebral, as informações trazidas pelos outros órgãos dos sentidos.

Como ocorre a perda de visão?
A cegueira, ou perda total da visão, pode ser adquirida, ou congênita. Aquele que nasceu com o sentido da visão mas que foi perdendo, consegue ter uma memória visual, conseguindo se lembrar de cores e luzes, diferentemente daquele que nunca enxergou. Podemos citar como causas mais frequentes de cegueira e de baixa visão a:

  • Retinopatia da prematuridade causada pela imaturidade da retina, em decorrência de parto prematuro ou de excesso de oxigênio na incubadora
  • Catarata congênita em consequência de rubéola ou de outras infecções na gestação.
  • Glaucoma congênito que pode ser hereditário ou causado por infecções.
  • Atrofia óptica.
  • Degenerações retinianas e alterações visuais corticais.
  • A cegueira e a visão subnormal podem também resultar de doenças como diabetes, descolamento de retina ou traumatismos oculares.




Quais as repercussões de ser cego?
Alguns estudos nos mostram que a visão não é algo inato, ou seja, o desenvolvimento das funções visuais começa nos primeiros anos de vida, e é possível fazer uma avaliação da visão de um recém-nascido ainda no berçário, por isso a importância da prevenção, fazendo os exames que o avanço dos conhecimentos nos disponibiliza hoje. Neste caso destacamos que, quando o sujeito nasce cego, existe toda uma maneira própria de trabalhar a ausência da visão, mas que vai ocorrer naturalmente, na medida em que a sua falta de visão é “de berço”.
               Porém, quando a perda da visão é consequência de problemas de saúde e acidentes, tem-se um quadro diferente, pois o impacto da tomada de consciência acerca da perda ou da redução drástica da visão depende de pessoa para pessoa, da idade em que ocorre, da estrutura familiar, das intervenções que são feitas e de outros aspectos. Os aspectos que estão a orbitar em torno do problema com a visão, não são mais só externos, mas também e principalmente internos, do ordem do subjetivo.
Nossa próxima postagem pretende falar sobre a educação dos cegos no Brasil e no mundo. Não deixe de comentar e tirar suas dúvidas!

Autor: Lorraine Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário