quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Tecnologias na Educação de pessoas cegas

A tecnologia pode ser entendida como as diversas ferramentas e máquinas que auxiliam o homem na realização de um propósito específico, ou na resolução de um problema. Tendo como base essa definição, estaremos apresentado alguns dos recursos utilizados para auxiliar na educação de pessoas cegas, seja em termos de inclusão em sala de aula, seja em termos de complementação às atividades da escola.
Como tecnologia básica em termos de inclusão temos os materiais em Braille.



Tal ferramenta e essencial na educação das pessoas cegas, pois trata-se, como  foi dito, de um dos métodos pelo qual os cegos podem "ler" o mundo a sua volta.
Tem-se também como recurso a máquina de escrever Braille.

Essa tecnologia permite ao aluno cego ter uma maior participação nas atividades propostas, na medida em que ela tem o objetivo de auxilia-lo no processo de escrita, tal qual o furador braille

Nesse equipamento, o aluno pode por si só furar a folha, com o auxílio da guia, para não sair da reta e correr o risco de embolar-se ao realizar a leitura do que foi produzido a posteriori.
Até agora falamos das tecnologias, que são mais mecânicas, se é que podemos falar assim. Vamos agora abordar algumas tecnologias mais "modernas", ou seja, que foram pensadas com o auxílio da informática. Para falar delas podem faltar imagens, mas não se preocupem, daremos um jeito de colocar-lhes a par das novidades para a educação e melhor qualidade de vida das pessoas cegas.
 Com o desenvolvimento da informática veio abrir um novo mundo recheado de possibilidades comunicativas e de acesso à informação. Os softwares existentes (leitores de ecrã e sintetizadores de voz) podem ler toda o ecrã do computador, uma determinada linha selecionada, uma palavra ou mesmo caracteres, quando temos alguma dúvida sobre o que está escrito. Mas a informatização do segmento dos cegos depende muito dos recursos financeiros individuais, da atualização das instituições de/para cegos, das faculdades e escolas regulares em absorver essas novas necessidades especiais.
O cego não utiliza o mouse para trabalhar com o computador, já que ele exige coordenação visual, mas também não usa um teclado Braille. O teclado comum é a ferramenta de que o deficiente visual dispõe para fazer operações no computador. Devido a uma norma internacional de datilografia, a maioria dos teclados possuem na parte inferior, nas letras J e F, um alto-relevo com a forma de um ponto. Assim, com os indicadores nessas letras eles conseguem ter o domínio do teclado. As teclas de atalho, comuns na maioria dos aplicativos, são também muito úteis e são um ótimo substituto do mouse.
No vídeo abaixo, apesar de antigo, pode-se perceber bem como uma pessoa cega pode utilizar o computador.

             Incrível não? Agora, vamos ser sinceros, quem é que já tinha reparado nos "altinhos" das letras "F" e "J" antes de ler isso?
Além dos softwares como os leitores de ecrã e os sintetizadores de voz, que traduzem em informação sonora o conteúdo visual do ecrã, existem outro programas como o Openbook e o Jaws que, conjugados, permitem a leitura sonora de qualquer informação em papel. Com o scanner, o Openbook passa o texto do papel para o ecrã e depois o Jaws encarrega-se de traduzir o conteúdo em informação sonora.
Hoje, um cego não só pode navegar pelas páginas da Internet como também produzi-las, participar em chats, ler jornais e revistas, fazer compras, fazer cursos on-line, ter acesso a manuais, informação em geral, a prestadoras de serviços, enfim, quase tudo que a WEB pode oferecer aos seus utilizadores.António Silva, cego e funcionário no serviço de Apoio ao Deficiente da Universidade do Porto, dá aulas de formação na área da informática a deficientes visuais e já produziu algumas páginas para a Internet (www.lerparaver.ptwww.aminharadio.comblog.aminharadio.com).
Em paralelo com o computador, existe também a possibilidade de traduzir a informação para suporte papel, isto é, para Braille, através de impressoras Braille. No entanto, elas são bastante dispendiosas, para além de o seu processo exigir algum tempo. Há também a possibilidade de trabalhar com o computador e ao mesmo tempo com o sistema Braille, mediante um periférico denominado terminal ou linha Braille. Ligado ao computador, ele permite que o cego se certifique do que escreveu, embora este processo de verificação da escrita possa também ser realizado apenas com o computador, utilizando o teclado e os softwares já mencionados (leitor de ecrã, sintetizador de voz, Openbook e Jaws).

 Para as pessoas de reduzida visão, existe um aparelho, designado monitor ampliador, que amplia qualquer texto que seja colocado no aparelho. Com uma pequena câmara de filmar na base, o equipamento capta o texto que se pretende visionar, traduzindo-o para um tamanho superior. Funciona como uma lupa e pode ser calibrado ao nível da cor e da luminosidade.





Perceba que esta última imagem, tem um mecanismo parecido com um mouse, que tem o intuito de auxiliar o deficiente visual na efetiva utilização do computador.
_______________________________________________________________________

Sabemos bem que é um pouco estranho, ou complicado, falar de tecnologia sem poder ter contato com ela. Não temos a pretensão de conseguir explorar as diversas tecnologias que podem atravessar o processo de construção de conhecimento bem como aumentar a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual, o importante é que você  que veio até aqui e se dispôs a entender mais um pouco acerca da história e da deficiência visual entenda que, apesar de serem diferentes, são tão capazes quanto qualquer um de nós, basta que tenham a oportunidade para demostrar essa capacidade, junto às situações certas, com os meios certos à sua disposição.
Mesmo diante de todas as dificuldades que encontramos na história, no cotidiano dos cegos e na sociedade como um todo, que ainda não sabe lidar direito com as deficiências, sabe-se que cada vez mais são produzidos recursos e serviços que possam melhorar a qualidade de vida dos mesmos, além de que as políticas públicas começam a ter um olhar diferenciado para as pessoas com deficiência na sociedade. Sabemos que ainda temos muito caminho a percorrer, mas hoje a inclusão é uma pauta em debate na sociedade e nas instituições em geral, principalmente nas escolas, e mesmo com as dificuldades e os passos curtos precisamos ser otimistas e entender que essa luta também é nossa.
Agradecemos a sua visita!!! :)


Autores: José Mauro Braz e Lorraine Ferreira
_______________________________________________________________________
          Nossas referências:
INSTITUTO BENJAMIN COSNTANT. 150 Anos do Instituto Benjamin Constant. Rio de Janeiro: Fundação Cultural Monitor Mercantil, 2007.
BENJAMIN CONSTANT. Revista Benjamin Constant. Rio de Janeiro, Instituto Benjamin Constant, n. 1, setembro 1995.  Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/?catid=4&itemid=44>. Acesso em: 28 out. 2010.
BENJAMIN CONSTANT. Rio de Janeiro, Instituto Benjamin Constant, ano 6, n. 16, agosto 2000. Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/?catid=4&itemid=58>. Acesso em: 28 out. 2010.
BENJAMIN CONSTANT. Rio de Janeiro, Instituto Benjamin Constant, ano 7, n. 20, dezembro 2001. Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/?catid=4&itemid=62>. Acesso em: 30 out. 2010.
BENJAMIN CONSTANT. Rio de Janeiro, Instituto Benjamin Constant, ano 9, n. 24, abril 2003. Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/?catid=4&itemid=66>. Acesso em: 30 out. 2010.
BENJAMIN CONSTANT. Revista Benjamin Constant. Rio de Janeiro, Instituto Benjamin Constant, Edição Especial, setembro 2004.  Disponível em: http://www.ibc.gov.br/?catid=4&itemid=71>. Acesso em: 30 out. 2010.
Disponível em: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/BenjCons.html. Acesso em: 15 jul. 2013.
Disponível em: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias. Acesso em: 15 jul. 2013.
Disponível em: http://www.sandroeshirlei.hpg.ig.com.br/louis.htm. Acesso em: 16 jul. 2013.
Disponível em: http://www.ibc.gov.br/?catid=13&blogid=1&itemid=89. Acesso em: 16 jul. 2013.
Disponível em: http://www.jornalorebate.com/cadernor/7/especial.htm. Acesso em: 18 jul. 2013.
Disponível em: http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0260d3.htm. Acesso em: 18 jul. 2013.
Disponível em: http://helenkeller1880.vilabol.uol.com.br. Acesso em: 20 de jul. 2013.
Disponível em: http://www.bengalalegal.com/educacegos.php. Acesso em: 20 de jul. 2013.
Disponível em: http://www.ibc.gov.br/?catid=77. Acesso em: 20 de jul. 2013.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/deficienciavisual.pdf. Acesso em: 22 de jul. 2013.
Disponível em: http://dvsepedagogia.blogspot.com.br/. Acesso em: 22 de jul. 2013.

7 comentários:

  1. Olá, Jose Mauro.
    Muito legal seu blog. Tenho amigos cegos e todos se locomovem independentemente pela cidade, tem acesso a internet e tecnologias digitais. Já passei por uma experiencia de descrição de filmes para cegos. Foi bem cansativa mas me permitiu ampliar meu olhar para com pessoas sem visão.
    Assim como as referencias e informações que voce trouxe, vejo que os cegos estão conquistando uma visibilidade maior na sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Thamy. A visibilidade cresceu muito, mas o desafio continua sendo a inclusão plena de pessoas com deficiência na sociedade.

      Excluir
  2. Olá Jose e Lorraine,
    Muito legal o blog, achei as informações muito interessantes e de extrema importância ! Está muito rico e as imagens e vídeos complementam bastante os textos.
    Júlia Vasconcellos

    ResponderExcluir
  3. Gostei do blog, uma discussão mesmo importante! E a tecnologia ajuda mesmo os deficientes visuais, mas há ainda muito o que ser produzido e difundido, principalmente nas ruas da maioria das cidades. Os vídeos auxiliam a compreensão e o conhecimento do tema abordado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A disseminação social ainda é muito pobre :/

      Devem-se realizar mais investimentos em politicas públicas de conscientização social.

      Além de ser necessário aumentar os pontos de venda e divulgação das novas tecnologias.

      Excluir
  4. Adorei!! Muito bacana o blog de vocês tanto na estruturação, quanto no conteúdo e pertinência do tema!!
    Parabéns mesmooo!!

    ResponderExcluir